adplus-dvertising

Qual a concepção marxista sobre a função do Estado?

Índice

Qual a concepção marxista sobre a função do Estado?

Qual a concepção marxista sobre a função do Estado?

A função do Estado na teoria marxiana estaria em defender os interesses das classes dominantes por meio de seus instrumentos de regulação: sistema jurídico e o aparado militar e policial. O que produz coesão social (veja aqui o conceito de coesão social).

Qual é o fundamento da teoria marxista do estado?

  • Este exemplo leva-nos à seguinte conclusão, que é o verdadeiro fundamento da Teoria Marxista do Estado: O Estado é um órgão especial que surge em certo momento da evolução histórica da humanidade , e que está condenado a desaparecer no decurso da mesma evolução.

Qual a preposição de marxista para a sociedade capitalista?

  • Embora essa preposição envolva uma perspectiva histórica, Marx esteve preocupado com a sociedade de sua época, a sociedade capitalista e desenvolverá suas ideias com base no seu contexto histórico (na modernidade).

Será que há divergência entre os argumentos de Marx e contratualista?

  • Exposto, ainda que de forma breve os argumentos de Marx e os argumentos dos Contratualista, notamos que há uma clara divergência entre as preposições relacionada a origem do Estado e a sua função. . . Originalmente publicado em maio de 2016.

Por que o Estado determina a organização da sociedade?

  • Diferentemente do que defendiam os Contratualistas, não era o Estado quem determinava a organização da sociedade, mas a composição da sociedade, em suas relações de classe, que determina a estrutura do Estado.

Postagens relacionadas: