Como funciona o esporte esgrima?
Como funciona o esporte esgrima?
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
Quais são os benefícios na prática da esgrima?
BENEFÍCIOS
- Aumento da acuidade visual;
- Desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto;
- Aumento da acuidade auditiva e tátil;
- Aumento da concentração e do equilíbrio;
- Desenvolvimento de coordenação perfeita dos movimentos;
Quais são os benefícios da esgrima esportiva?
- Assim, a esgrima assume-se como esportiva, com benefícios mentais e físicos para os seus praticantes, dentre os quais: aumento da acuidade visual, auditiva e tátil, desenvolvimento da agilidade, concentração, desenvolvimento de reflexos e aumento da auto-confiança.
Qual a função do atleta de Esgrima?
- O atleta de esgrima, seja ele profissional ou amador, precisa trabalhar velocidade e reações rápidas. Exatamente por isso, a coordenação motora é um dos principais benefícios da modalidade.
Qual a origem da esgrima?
- Acredita-se que é na pré-história, quando o homem se utilizava de armas para ataque e defesa de animais, que é encontrada a origem da esgrima. Passada a fase da caça e da coleta, houve uma evolução nas armas, o que fez da luta com armas brancas um meio de combate, somente deixada a um segundo plano após a emergência das armas de fogo.
Quais as regras da esgrima?
- As regras da esgrima são as seguintes: Os combates devem acontecer em uma pista estreita, com 14 metros de comprimento e 1,5 a 2 metros de largura; O principal objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma, mas sem ser tocado; As disputas individuais têm 3 rodadas de 3 minutos cada ou até que um dos oponentes toque 15 vezes o adversário;