adplus-dvertising

O que é o Espírito de Hegel?

Índice

O que é o Espírito de Hegel?

O que é o Espírito de Hegel?

O espírito, segundo Hegel, é a ideia em si e por si, e se manifesta de três formas: espírito subjetivo, espírito objetivo e espírito absoluto. O espírito subjetivo refere-se à alma, à consciência e à razão. O espírito objetivo envolve o Direito, a Moralidade e o Costume.

O que significa o Espírito absoluto?

O espírito absoluto pode ser denominado, segundo Hegel, como aidentidade eternamente em si, Uma vez que ele conhece por si mesmo. Além disso, a substância infinita é una e universal, não enquanto particular e finita, sendo dividida por meio do juízo em si mesma, em um saber para o qual ela exista como tal.

Em que consistiu em Hegel a ideia de Espírito absoluto?

O ponto de partida da filosofia de Hegel é a identidade do pensamento (consciência) e do ser, essa identidade é a unidade concreta substancial do mundo. O pensamento absoluto objetivo é a força motriz de todas as coisas e atua como uma ideia absoluta que está se desenvolvendo continuamente.

O quê Hegel compreende por marchado Espírito?

A forma especificamente idealista desta proposta apresenta este desenvolvimento como um “auto-movimento” do Espírito, quer dizer como um processo no qual o sujeito mistificado se aliena na realidade e volta a sua unidade. Este trâmite dialético é o que aplica Hegel a todos os planos da realidade e o pensamento.

Quem influenciou o pensamento de Hegel?

  • O pensamento de Georg Wilhelm Hegel influenciou alguns filósofos da Escola de Frankfurt e o pensamento existencialista; ultrapassou ainda as fronteiras da Alemanha, atraindo interesse na França, em meados do século XX, em boa parte devido aos cursos de Alexandre Kojève, e nos Estados Unidos, especialmente em Charles Taylor.

Quem foi o autor da obra de Hegel?

  • O obra de Hegel de um modo geral teve grande influência de dois autores: Baruch Spinoza e Immanuel Kant. Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia.

Qual a importância do pensamento de Hegel para a sala de aula?

  • O pensamento de Hegel foi tão importante que serviu de base para outras grandes correntes filosóficas como o marxismo, o existencialismo e a fenomenologia. Hoje, vamos entender um pouco mais sobre a obra de Hegel e sua importância para o trabalho com os alunos na sala de aula.

Postagens relacionadas: