adplus-dvertising

Onde é encontrado o epitélio respiratório?

Índice

Onde é encontrado o epitélio respiratório?

Onde é encontrado o epitélio respiratório?

O epitélio respiratório (pseudoestratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das Cavidade Nasal até os brônquios. Esse muco é responsável pela filtração, aquecimento, e humidificação do ar inspirado.

Quais tecidos estão presentes em nossa traqueia?

A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é de tecido conjuntivo frouxo, onde estão presentes glândulas seromucosas, as quais apresentam ductos que se abrem no lúmen do órgão.

Quais são os tipos de células que compõem o epitélio respiratório?

O epitélio respiratório é caracterizado por ser pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, é um epitélio de revestimento altamente especializado, as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa desse epitélio, o muco e os movimentos ciliares retém partículas provenientes ...

Quais são as células do sistema respiratório?

Componentes do epitélio: Células caliciformes – produção de muco. Células colunares sensoriais – receptoras sensoriais com terminações nervosas na base. Células basais – células tronco do epitélio. Células granulares – regulam a secreção do muco pelas células caliciformes e regulam o batimento dos cílios.

Qual o tecido dos brônquios?

Brônquios: a mucosa que reveste os brônquios é idêntica à da traquéia, do tipo pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é constituída de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas.

Qual o epitélio das vias respiratorias?

epitélio pseudo-estratificado A área respiratória é a maior parte das fossas nasais, sua mucosa é constituída por um epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado, com muitas células caliciformes. Esse tipo de epitélio reveste a maioria das vias aéreas, por isso freqüentemente é chamado de epitélio do tipo respiratório.

Como evitar a destruição do epitélio respiratório?

  • Para evitar a destruição do epitélio respiratório nessas áreas, ele muda para epitélio escamoso estratificado, que é mais adequado para uso e abrasão constantes. O cigarro lesa as vias, causando danos ao epitélio, aumenta a produção de muco e causa inflamações no brônquios.

Qual o tipo de epitélio que reveste a via aérea?

  • Esse tipo de epitélio reveste a maioria das vias aéreas, por isso freqüentemente é chamado de epitélio do tipo respiratório. O epitélio respiratório repousa sobre uma lâmina basal, abaixo observam-se uma lâmina própria fibrosa rica em glândulas do tipo misto, cuja secreção ajuda a manter úmidas as paredes das cavidades nasais.

Qual o tipo de epitélio de revestimento?

  • Nas demais regiões, o epitélio de revestimento é do tipo respiratório. Este epitélio está sob uma lâmina própria rica em fibras elásticas e contém pequenas glândulas do tipo misto. A lâmina própria normalmente é rica em mastócitos. Os mastócitos participam das reações de hipersensibilidade que levam ao edema e à obstrução da laringe.

Qual a diferença entre epitélio e escova?

  • Devemos ressaltar que nas áreas mais expostas ao ar, o epitélio apresenta-se mais alto e com maior número de células caliciformes. Existem ainda as células em escova, devido aos numerosos microvilos presentes em suas superfícies apicais.

Postagens relacionadas: