Qual a diferença entre escopo de projeto e de produto?
Qual a diferença entre escopo de projeto e de produto?
“Escopo do produto: as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. Escopo de projeto: o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.” (grifos nossos).
O que faz parte do Escopo do projeto?
Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
Quais são os conceitos de escopo e não escopo?
- Então vamos falar de alguns conceitos que ficam entre o escopo e o não escopo e auxiliam na sua definição: as premissas, restrições e limites de bateria. É claro e natural que ao estudarmos os requisitos de um projeto e detalharmos seu escopo (e agora que você está convencido, o não escopo), surjam dúvidas e indefinições.
Como fazer uma boa definição de escopo?
- Fazer uma boa Definição de Escopo é uma parte crucial do planejamento de um projeto, pois evita mudanças constantes no trabalho. Contudo, esse é um tema que ainda levanta muitas dúvidas, inclusive entre as pessoas que vivenciam projetos na prática.
Como funciona o controle de escopo?
- Caso não esteja, serão iniciadas ações corretivas para contornar os obstáculos. No controle de escopo, o progresso do escopo do projeto e do produto são acompanhados juntamente com alterações na linha de base do escopo. Assim como a EAP, ele mostra entregas iniciadas, concluídas, atrasadas e canceladas.
Qual é o escopo de projeto do produto?
- Afinal, o escopo de projeto é uma consequência do que você precisa aliado ao formato em que irá desenvolver essa solução: time interno, freelancers, squads remotos ou empresas tradicionais de desenvolvimento de software. Então, antes de partir para as User Stories (Histórias do Usuário) pense em qual é o objetivo do produto.