Que é menoridade para Kant e como podemos sair dela?
Que é menoridade para Kant e como podemos sair dela?
A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.
Qual a época do filósofo Kant?
- Mesmo a época relatada por Kant é um período apenas de passagem. A época do filósofo não é, ainda, “esclarecida”, mas está em processo de “esclarecimento”. Tal processo é fruto do Iluminismo, tendência de pensamento esclarecido pela luz da razão, e não mais das trevas do Medieval.
Qual a explicação do esclarecimento?
- Portanto, o texto de Kant é essa explicação do esclarecimento. Com ele e nele, temos a ansiedade de buscar, assim como o próprio filósofo, inspirado por Hume, “acordar do sonho dogmático” em que vivemos.
Qual o significado do esclarecimento para o homem?
- Já no início da referida obra escrita em formato de artigo, Kant sintetiza que esclarecimento ( Aufklãrung) para ele seria “a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado ” [4], menoridade essa que seria a própria incapacidade do indivíduo de usar o seu entendimento sem ser auxiliado por outra pessoa [5].
Qual a liberdade do esclarecimento?
- O esclarecimento exige liberdade. Uma liberdade não limitada, não condicionada, que favoreça apenas aos que têm o “poder” nas mãos. Também o uso privado da razão, apesar de ser limitado, pode ajudar consideravelmente no progresso do esclarecimento.