O que é La Niña 2021?
O que é La Niña 2021?
O fenômeno La Niña consiste num esfriamento anormal da água superficial do oceano Pacífico Equatorial. No Brasil, o efeito disso é sentido de modo diferente dependendo da região.
Quais os impactos causados pelo La Niña?
- Segundo a meteorologista Samantha Martins, basicamente, os impactos causados pelo La Niña são opostos ao do El Niño, mas com algumas exceções. No Brasil, o La Niña traz chuvas mais intensas nas regiões Norte e Nordeste e seca no Sul durante alguns meses da primavera.
Quais são os efeitos do El Niño no Brasil?
- No Brasil, os efeitos são diferentes daqueles provocados pelo El Niño. Em anos de La Niña ocorrem chuvas mais abundantes no norte e leste da Amazônia, com consequente aumento na vazão dos rios da região, causando enchentes. No Nordeste também ocorre um aumento de chuvas, o que é benéfico para a região semiárida.
Qual a duração do fenômeno La Niña?
- Em geral, o fenômeno La Niña ocorre em intervalos de 2 a 7 anos, com duração de 9 a 12 meses, com alguns poucos episódios persistindo por mais que 2 anos. Em geral, episódios de La Niña ocorreram em menor frequência que o El Niño durante as últimas décadas. Assim como o El Niño, o La Niña também interfere na circulação geral da atmosfera, ...
Qual a diferença entre El Niña e La Niña?
- A diferença entre El Niño e La Niña O clima é influenciado por uma gama muito ampla e variada de elementos, sendo sensível a alterações de cada um deles. Temperatura, pressão, massas de ar, regime de chuvas, latitude, altitude, vegetação, relevo e muitos outros fenômenos e fatores estão interligados entre si, influenciando-se mutualmente.