Qual foi a importância de Tales de Mileto para a filosofia?
Índice
- Qual foi a importância de Tales de Mileto para a filosofia?
- Qual a essência do pensamento de Tales de Mileto ao negar a mitologia?
- Qual a importância de Anaximandro para a filosofia?
- Qual era a essência de tudo para Tales?
- Qual é a concepção de realidade contida no pensamento de Tales de Mileto e Demócrito?
- Quais são as características do ensino por investigação?
- Como o ensino por investigação pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento?
- Como foi realizada a atividade investigativa?
- Qual a semelhança entre a investigação e a comunidade científica?
Qual foi a importância de Tales de Mileto para a filosofia?
Tales de Mileto e a Filosofia Tales iniciou o primeiro movimento filosófico (sem saber ao certo que teria tanta importância), que perduraria mais de cem anos. Ele foi o primeiro ocidental de que se tem registro a questionar as afirmações mitológicas sobre a origem da natureza. Atribui-se a Tales a criação da Filosofia.
Qual a essência do pensamento de Tales de Mileto ao negar a mitologia?
Tales observou a natureza e supôs que o princípio de tudo estaria contido nela própria. A sua análise foi motivada pela falta de coerência das mitologias, ao tentarem explicar o surgimento de tudo, com histórias fantasiosas que envolviam deuses e titãs.
Qual a importância de Anaximandro para a filosofia?
Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água. Foi assim que ele criou o conceito de “ápeiron”, que difere da “arché” desenvolvida por Tales. ... Além disso, Anaximandro desenvolveu teorias astronômicas.
Qual era a essência de tudo para Tales?
Para o filósofo Tales de Mileto essência de tudo era a água; para ele o fato dela gerar a vida animal e vegetal a colocava como o elemento fundamental que formava tudo.
Qual é a concepção de realidade contida no pensamento de Tales de Mileto e Demócrito?
Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo.
Quais são as características do ensino por investigação?
- Outras características do ensino por investigação são: 1 o envolvimento dos alunos em questões científicas, dando prioridade às evidências para responder às questões; 2 o uso de evidências para desenvolver explicações, promovendo a ligação dessas com o conhecimento científico; 3 e a comunicação e justificação das suas explicações. More ...
Como o ensino por investigação pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento?
- CTSA, buscando integrar os conteúdos e o processo criativo para a construção do conhecimento por parte dos alunos. Para Freire (2009), o ensino por investigação pode ser encarado como facilitador da promoção da literacia cientifica, do desenvolvimento de competências e das relações CTSA.
Como foi realizada a atividade investigativa?
- A atividade investigativa foi realizada com uma turma do 2º do ano do Ensino Médio do IFPE - campus Recife, com o objetivo de promover a vivência de atividades de caráter investigativo e permitir uma reflexão sobre o potencial desta abordagem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade viabilizou a percepção das
Qual a semelhança entre a investigação e a comunidade científica?
- Durante uma atividade investigativa há uma semelhança do que acontece numa comunidade científica. Os alunos têm oportunidade de negociar. E essa negociação envolve a argumentação, a comunicação dos resultados, a partilha de ideias, a troca de exemplos e a aceitação por parte dos pares de que aquele conhecimento é válido.