O que é enunciado concreto Bakhtin?
Índice
O que é enunciado concreto Bakhtin?
Nas palavras de Bakhtin (2006 [1979], p. 289), [a] fala só existe, na realidade, na forma concreta dos enunciados de um indivíduo: do sujeito de um discurso-fala. O discurso se molda sempre à forma do enunciado que pertence a um sujeito falante e não pode existir fora dessa forma.
Como definir o enunciado?
O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística. De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Qual é a distinção proposta por Bakhtin entre enunciado e oração?
À diferença do enunciado, palavra e oração são desassistidas de “endereçamento”; não são, assim, ditas para alguém, não pertencem e nem se referem a ninguém, eximem-se de qualquer tipo de relação com o dizer do outro.
Quais são os enunciados?
- De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Quais são os enunciados anteriores?
- Da mesma forma que outros enunciados anteriores são necessários para que possamos compreender os efeitos de sentido, todo enunciado também está relacionado com outros que ainda estão por vir, já que os enunciados requerem uma resposta, uma atitude responsiva ativa de seu interlocutor durante a interação entre os sujeitos.
Como entender o conceito de enunciado?
- Foi possível perceber a íntima ligação do gênero com o enunciado. No entanto, antes de se tratar do conceito de enunciado (fundamental para entender o conceito de gênero), é necessário uma breve explanação a respeito de outros conceitos: o conceito de oração e palavra (unidades da língua).
Por que a enunciação não pode se relacionar com outras enunciações?
- De fato, podemos ainda mencionar que a enunciação, segundo Bakhtin, não é capaz de trabalhar as formas de composição do todo, ou seja, esta não consegue relacionar os elementos que a constitui e as formas que a insere, uma vez que, essa enunciação só pode se constituir quando a mesma se relaciona com outras enunciações.