Por que os radicais livres podem causar o envelhecimento cutâneo?
Índice
Por que os radicais livres podem causar o envelhecimento cutâneo?
A médica explica como isso acontece: “As funções biológicas de proteínas, como o próprio colágeno, são alteradas, causando a degradação das suas fibras. Sem essas estruturas de sustentação, a pele começa a ficar flácida e com rugas”.
Quais as proteínas e substâncias envolvidas no processo de envelhecimento cutâneo?
Os proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas de estrutura, principalmente a fibronectina, são responsáveis em assegurar uma boa coesão entre as fibras de tecido conjuntivo e fibroblastos. A derme papilar, mais superficial, tem uma estrutura macromolecular diferente da derme reticular mais profunda.
Quais os tratamentos para o envelhecimento cutâneo?
- Alguns tratamentos existem para estimular a síntese de colágeno e retardar ou melhorar o envelhecimento cutâneo que são os nutracêuticos (comprimidos a base de vitaminas, colágeno e substâncias antioxidantes), cremes à base de hidratantes e antioxidantes, microagulhamento, lasers, peelings químicos, preenchimentos, toxina botulínica, skinbooster.
Qual é o envelhecimento?
- O envelhecimento é um processo de degradação progressiva e diferencial que ocorre em todos os órgãos e desta forma a pele não lhe fica indiferente.
Como ocorre o envelhecimento do organismo?
- O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. O que é?
Qual o envelhecimento da pele?
- O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.