adplus-dvertising

O que é cromatina é como se apresenta ao longo do ciclo celular?

Índice

O que é cromatina é como se apresenta ao longo do ciclo celular?

O que é cromatina é como se apresenta ao longo do ciclo celular?

Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

Por que o DNA deve ser empacotado nos cromossomos?

Cada célula possui muitas moléculas de DNA. Para que todo esse DNA seja disposto dentro das células ele precisa estar compactado, esta forma empacotada do DNA é chamada de cromossomo.

O que é a condensação da cromatina?

A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.

Qual o grau de compactação da molécula de DNA?

  • Resposta: Pelos graus de compactação do DNA, é possível que em um pequeno cromossomo metafásico, abrigue uma longa cadeia de DNA. Através da ação das histona, o processo de compactação da cromatina pode levar à uma redução de 8.000 a 10.000 vezes do tamanho original da molécula de DNA.

Qual a estrutura do DNA?

  • A estrutura do DNA pode ser considerada em 3 níveis: - Estrutura primária – seqüência de nucleotídeos; - Estrutura secundária – a hélice bifilamentar; - Estrutura terciária – dobramento de maior ordem que permite ao DNA ser compactado no espaço do núcleo celular.

Qual a relação entre a duplicação e a replicação de DNA?

  • Qual a relação entre a duplicação de um cromossomo de eucarionte e a replicação de DNA? A duplicação é uma variação numérica, geralmente indesejável, em que há excesso de cromossomo. Essa variação poderá gerar indivíduos não viáveis, ou ser uma alteração letal.

Como funciona a molécula de DNA de um eucarionte?

  • 5. Descreva como a molécula de DNA de um cromossomo de eucarionte se associa com as histonas H2a, H2b, H3 e H4. Duas cópias de cada uma das histonas H2A, H2A, H3 e H4 se encontram unidas, formando um octâmero, em torno do qual um segmento de DNA dupla hélice se enrola, como uma linha em torno de um carretel.

Postagens relacionadas: