adplus-dvertising

O que é o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal?

Índice

O que é o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal?

O que é o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal?

O eixo hipotálamo-pituitária-adrenal é um conjunto de interações responsivas que envolvem o hipotálamo, a glândula pituitária e a glândula adrenal.

Como funciona o eixo hormonal do estresse?

O estímulo estressor determina a secreção de hormônio corticotrofina (ACTH) ao nível do hipotálamo, este ACTH produzirá uma ação à distância, ou seja, causando liberação dos hormônios das glândulas suprarrenais.

Como o eixo HPA pode estar associado a insônia crônica?

Uma ativação inadequada do eixo HPA, seja para menos ou para mais, resultará em doenças (Figura 1), como transtornos do sono e doenças auto-imunes. Assim, propomos que o eixo HPA poderia mediar a relação entre os transtornos do sono (em especial a insônia) e o sistema imunológico.

Quais os efeitos fisiológicos do cortisol?

Age como um antagonista fisiológico da insulina, por promover a quebra das moléculas de carboidratos, lipídeos e proteínas, desta maneira mobilizando as reservas energéticas. Isto aumenta a glicemia e a produção de glicogênio pelo fígado. Também aumenta a pressão arterial.

Como funciona o eixo hipotálamo hipófise?

Grupos de neurônios do Hipotálamo produzem os hormônios de liberação e, quando estimulados, secretam seus respectivos hormônios no plexo hipotalâmico-adeno-hipofisário, que flui para adeno-hipófise.

Qual é a relação funcional da adrenal com o estresse e a ansiedade?

O estresse ativa ainda o sistema nervoso autônomo simpático, resultando na liberação de adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea pela medula adrenal (Graeff, 2007; Guilliams & Edwards, 2010).

Qual o eixo do estresse no sistema nervoso?

O sistema de resposta ao estresse compreende o sistema nervoso simpático, os diversos sistemas de neurotransmissores, o sistema imunológico e o eixo hipotálamo-pituitário adrenala (HPA).

Postagens relacionadas: