O que significa ter o ego ferido?

O que significa ter o ego ferido?
O ego ferido toma forma quando acontece algo que o faz se sentir menos do que é – quando algo o ameaça, o agride, o repreende, o ignora, o rejeita, o molesta ou o abandona. Existem dezenas de milhares de situações diferentes que simplesmente acabam se revelando dolorosas demais para o ego saudável digerir.
Qual a função do ego?
- Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego. Assim, o ego suprime as vontades inconscientes do id com “medo” dos castigos e sanções que lhe podem ser direcionados.
Quais são os usos da palavra ego?
- Distantes dos conceitos psicanalíticos, no cotidiano, os usos da palavra “ego” obedecem sentidos menos complexos. Sabemos, pelo que foi exposto neste post, que a definição de ego como equivalente à arrogância, vaidade, prepotência, orgulho e individualismo não é correta. Porém, são essas conotações com as quais mais nos deparamos, no uso popular.
Como se desenvolve o ego?
- Entre o prazer e a censura: como se desenvolve o ego? Imagine uma situação banal, como uma festa de aniversário infantil. Dentre os convidados, logo lhe chama atenção uma criança, que já chega causando alvoroço. Eufórica, ela adentra o espaço na frente dos pais, pois não deseja esperar por eles.
Como é e como está o seu ego hoje?
- Observar quais são seus pensamentos, hábitos e ações constantemente vai te fazer perceber como é e como está o seu Ego hoje. Por enquanto, e por alguns dias, só observar já basta. Isso porque assim você estará se distanciando e percebendo cada vez mais a separação entre sua consciência (o observador) e o Ego.