O que é o eixo elétrico médio do coração?

O que é o eixo elétrico médio do coração?
Por conceito, o eixo cardíaco, ou também, o eixo eléctrico do complexo QRS, é a direção do vetor total da despolarização dos ventrículos.
O que significa desvio do eixo QRS para a direita?
Se o eixo elétrico estiver entre 90º e 180º há um desvio do eixo para direita. As principais causas são o BRE, o infarto prévio e a hipertrofia do ventrículo direito. Assim como o desvio para a esquerda, o desvio para a direita também pode surgir em pessoas sem doenças do coração.
O que é Sâqrs?
O SAQRS-T é um potente estratificador de risco cardiovascular e faz parte de uma série de parâmetros que estimam o quão heterogênea é a atividade elétrica global do coração.
Como calcular o eixo elétrico?
- O eixo elétrico é determinado com base na soma algébrica da(s) positividades e negatividades do complexo QRS nas derivações, usando o sistema hexaxial de referência (figura). O eixo elétrico é comumente calculado manualmente considerando as áreas (amplitude x duração) dos complexos QRS nas derivações . Quatro situações são possíveis:
Qual o conceito do eixo cardíaco?
- Por conceito, o eixo cardíaco, ou também, o eixo eléctrico do complexo QRS, é a direção do vetor total da despolarização dos ventrículos. Uff, essa frase parece escrita em outro idioma.
Quais são as derivações do eixo elétrico?
- Entre 90º e 180º: desvio do eixo à direita. Entre -90º e -180º: desvio extremo do eixo. Artigo relacionado: Derivações do ECG. Antes de calcular o eixo elétrico temos de compreender que cada derivação do ECG representa um ponto de vista diferente do mesmo estímulo elétrico.
Como deve ser interpretado o eixo elétrico?
- O eixo elétrico deve ser interpretado em conjunto com outras alterações presentes no traçado e à luz dos dados clínicos: idade, biótipo, quadro clínico. Deve-se ter cuidado quando se observa QRS negativo em D1 pela possibilidade de troca de eletrodos durante a realização do ECG.