O que se entende por efeito extensivo do recurso?
Índice
- O que se entende por efeito extensivo do recurso?
- Em que consiste o efeito translativo regressivo substitutivo devolutivo e suspensivo dos recursos?
- Qual o efeito do recurso regressivo?
- Quando ocorre o efeito expansivo?
- Quais são os efeitos dos recursos no Processo Civil?
- Como se pode reapreciar um recurso?

O que se entende por efeito extensivo do recurso?
Trata-se do chamado “efeito extensivo” ou “efeito expansivo” recursal, por força do qual o resultado do provimento de um recurso é estendido em benefício dos demais corréus que não recorreram, desde que a decisão esteja lastreada em motivo que não seja de caráter exclusivamente pessoal.
Em que consiste o efeito translativo regressivo substitutivo devolutivo e suspensivo dos recursos?
Em síntese, o efeito suspensivo visa impedir a eficácia imediata das decisões, o efeito devolutivo que delimita a matéria a ser analisada pelo tribunal, o translativo que possibilita, independentemente de provocação, a análise de matérias de ordem pública, o efeito expansivo possibilita que a decisão ultrapasse os ...
Qual o efeito do recurso regressivo?
- Regressivo: efeito atribuível a recursos em que a lei autoriza que o mesmo órgão que proferiu a decisão judicial, exerça o juízo de retratação, modificando-a. Não sendo a hipótese de exercer a retratação, o juiz sustentará a decisão, pelo que manifestará juízo de sustentação.
Quando ocorre o efeito expansivo?
- Ocorre o chamado efeito expansivo quando por ocasião do julgamento do recurso houver decisão mais abrangente que o objeto impugnado. Dessa forma o recurso expande seus efeitos iniciais, abarcando matéria que não foi objeto de impugnação recursal.
Quais são os efeitos dos recursos no Processo Civil?
- Breve análise sobre os 5 efeitos dos recursos no Processo Civil. Por esse efeito, reabre-se a oportunidade de reapreciar e, novamente, julgar questão já decidida. Dessa forma, conclui-se que não se pode, logicamente, conceber um recurso que não restabeleça, no todo ou em parte, a possibilidade de rejulgamento.
Como se pode reapreciar um recurso?
- Por esse efeito, reabre-se a oportunidade de reapreciar e, novamente, julgar questão já decidida. Dessa forma, conclui-se que não se pode, logicamente, conceber um recurso que não restabeleça, no todo ou em parte, a possibilidade de rejulgamento. Por conta disso, esse é um efeito presente em todos os recursos.