adplus-dvertising

O que é o efeito capilaridade?

Índice

O que é o efeito capilaridade?

O que é o efeito capilaridade?

Capilaridade é o fenômeno de atração e repulsão onde se observa o contato dos líquidos com um sólido fazendo com que esse líquido suba ou desça, conforme molhe ou não a parede. A tendência dos líquidos subirem nos tubos capilares é chamada de capilaridade ou ação capilar, sendo isso conseqüência da tensão superficial1.

O que é teste de capilaridade?

Na técnica de capilaridade a presença de manchamentos após a revelação indica um ou mais defeitos passantes (vazamentos) na região ensaiada. O laudo final deverá ser efetuado com 20 minutos após a revelação.

O que é fenômeno de capilaridade na construção civil?

Entendemos por capilaridade o fenômeno da ascensão da água do solo nas paredes de uma edifi- cação através da tensão superficial. ... Não só água do solo, mas também os sais existentes no terreno e nos próprios materiais de constru- ção são dissolvidos pela água e transportados através das paredes para níveis superiores.

Qual é a capilaridade?

  • Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das ...

Qual a capilaridade dos líquidos?

  • A capilaridade é um fenômeno presente nos líquidos que lhes permitem atingir uma certa altura quando estão dentro de tubos ou poros de pequeno diâmetro.

Como observar o mecanismo de capilaridade?

  • Para observar um pouco do mecanismo de capilaridade pode ser feita uma experiência com flores brancas e corantes alimentícios. Basta fazer uma mistura de água com bastante corante (de preferência nas cores azul ou vermelha) e mergulhar as hastes das flores brancas nessa solução (como num jarro de flores).

Como a capilaridade atua nas plantas?

  • Nas plantas, a capilaridade atua no deslocamento da seiva bruta, desde as raízes, onde ela é absorvida do solo, até o topo das árvores. É também possível observar o fenômeno da capilaridade nas gotas de água da chuva que molham o pára-brisa de um veículo parado e não escorrem, ou na absorção da água por um guardanapo, por exemplo.

Postagens relacionadas: