adplus-dvertising

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

Índice

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.

Quais vias sofrem metabolismo de primeira passagem?

Essa primeira passagem pelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco. ... Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular, sublingual e trans dérmica.

Que via de administração têm maior probabilidade de sofrer a ação de primeira passagem?

Pela via retal, há 50% de possibilidade de o fármaco sofrer efeito de primeira passagem, dependendo de qual rota venosa o fármaco pode levar: uma que vá ao sistema porta para sofrer metabolismo de primeira passagem ou outra rota que o leve diretamente ao coração.

Qual o tempo de trânsito dos fármacos?

  • O tempo de trânsito intestinal pode influenciar na absorção dos fármacos, em particular naqueles que são absorvidos por transporte ativo (p. ex., vitaminas B), que se dissolvem lentamente (p. ex., griseofulvina) ou que são polares (com baixa solubilidade lipídica, p. ex., muitos antibióticos).

Como se difundem os fármacos?

  • Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

Como funciona a inalação do fármaco?

  • A inalação proporciona rápido contato do fármaco com a grande área de superfície das membranas mucosas do trato respiratório e do epitélio pulmonar, produzindo um efeito quase tão rápido (devido a grande superfície dos pulmões e do grande fluxo sangüíneo) quanto por injeção IV.

Qual a origem da farmacocinética?

  • (Ver também Visão geral da farmacocinética .) Fármacos administrados por via oral devem passar pela parede intestinal e, em seguida, pela circulação portal até o fígado; ambos são locais comuns de metabolismo de primeira passagem (metabolismo que ocorre antes de um fármaco alcançar a circulação sistêmica).

Postagens relacionadas: