Quais são as regras básicas para a prática filosófica?

Quais são as regras básicas para a prática filosófica?
8 REGRAS do DIÁLOGO FILOSÓFICO
- 8 Regras do “Diálogo Filosófico” ...
- 1 – Apresentar a nossa tese. ...
- 2 – Defender a nossa tese com razões. ...
- 3 – Praticar a Dialéctica. ...
- 4 – Dar exemplos. ...
- 5 – Procurar contra-exemplos. ...
- 6 – Arriscar Hipóteses. ...
- 7 – Ver outras perspectivas.
Qual o caminho da filosofia para o diálogo?
- Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia. Segundo Platão, o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.
Qual é o significado do diálogo?
- O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado. O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein [1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo ...
Por que o pensamento é um diálogo consigo mesmo?
- Dizer que o pensamento é um diálogo consigo mesmo significa que faço objeções a mim mesmo, que passo de pensamento espontâneo, presente em mim sem que eu saiba de onde ele vem, para um pensamento real. Filosofar é pensar; e pensar é, segundo a bela expressão de Hannah Arendt [13] ser “dois em um”.
Por que o diálogo platônico não é um artifício literário?
- O diálogo platônico não se traduz em ser mero artifício literário. Platão estabeleceu um elo essencial entre os filósofos e o dialogar. A filosofia não é uma doutrina passível de ser objeto de uma exposição convencional.