O que é o dualismo barroco?

O que é o dualismo barroco?
Dualismo: O Barroco é a arte do conflito, do contraste. Reflete a intensificação do bifrontismo (o homem dividido entre a herança religiosa e mística medieval e o espírito humanista, racionalista do Renascimento). ... O autor barroco tem a consciência do caráter efêmero da existência.
Qual o dualismo típico do barroco?
Dualismo: Uma das principais características é o dualismo. O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas. ... Eram usadas também metáforas e elipses na literatura barroca.
O que significa a dualidade do homem no barroco?
Arte Barroca Cada esfera artística tem sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé. Na pintura, é possível identificar o contraste entre claro e escuro.
Quais os excessos de palavras do barroco?
Características do barroco
- escrita com excesso de mensagens religiosas;
- linguagem e tom pessimistas;
- textos com a presença de figuras de linguagem, como metáfora, hipérbole, hipérbato, paradoxos e antíteses;
- forma textual (rebuscada e ornamentada) mais trabalhada que seu próprio conteúdo;
- cultismo e conceptismo;
Qual a predileção do Barroco?
- Rompendo o equilíbrio clássico, opondo-se à harmonia, sobriedade, simetria, clareza e elegância dos clássicos, o Barroco tem acentuada predileção pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos, pelo locus horrendus, substituindo o locus amoenus. Há uma atração pelo “ belo horrendo “, pelo espetáculo trágico, deformando as imagens pelo exagero.
Como é o estilo barroco?
- Abusando das figuras semânticas, sintáticas e sonoras, o estilo barroco é muitas vezes “pesado”, hermético, estéril, artificial, rebuscado, frívolo, afetado.
Como nasceu o movimento barroco?
- Nas artes plásticas, o movimento barroco conta com uma forte presença de contrastes entre sombra e luz. Essa característica representa o dualismo que era apresentado nas obras barrocas. O movimento barroco surgiu como uma forma de oposição à Reforma Protestante.
Qual a herança do Barroco?
- Mas essa herança medieval, teocêntrica, esbarra no legado renascentista, racionalista e antropocêntrico. Assim, o homem barroco tende a racionalizar a fé, a se valer de argumentos racionais na busca da salvação, manipulando, por meio dos recursos da lógica, os dogmas religiosos e as metáforas bíblicas na busca do perdão divino.