Qual o objetivo do diálogo Inter-religioso?
Índice
- Qual o objetivo do diálogo Inter-religioso?
- Qual é a diferença entre o diálogo ecuménico e diálogo Inter-religioso?
- Quais são os diálogos interreligiosos?
- Qual a importância do diálogo entre as religiões?
- Quando começou a política de diálogo interreligioso?
- Como ocorre o diálogo ecumênico entre as igrejas cristãs?

Qual o objetivo do diálogo Inter-religioso?
O diálogo ecumênico e inter-religioso é uma alternativa aos outros três caminhos. Seu objetivo é promover a unidade entre igrejas e religiões, afirmando que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito.
Qual é a diferença entre o diálogo ecuménico e diálogo Inter-religioso?
Enquanto o ecumenismo diz respeito ao diálogo entre Igreja cristãs, o diálogo inter-religioso busca uma relação de diálogo e respeito entre religiões e grupos religiosos.
Quais são os diálogos interreligiosos?
- Os diálogos inter-religiosos giram em torno de determinados temas, como a falta de respeito, o preconceito, as relações entre as religiões, a reconciliação e o perdão, o modo como cada religião entende e trabalha pela paz, a proteção dos direitos da criança, etc.
Qual a importância do diálogo entre as religiões?
- Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.
Quando começou a política de diálogo interreligioso?
- Na década de 1960, a Igreja Católica iniciou uma política de diálogo inter-religioso, através de iniciativas como o Concílio Vaticano. Entre 6 a 9 de setembro de 2003, um Encontro Internacional de Teólogos Pluralistas e Estudiosos da Religião reuniu 35 especialistas em religião provindos da Ásia, Europa e Estados Unidos.
Como ocorre o diálogo ecumênico entre as igrejas cristãs?
- O diálogo ecumênico acontece entre as Igrejas cristãs, que tem no Evangelho e na fé em Jesus Cristo a base fundamental de sua concepção religiosa e da conduta da vida.