O que são os discursos e práticas segundo Michel Foucault?
Índice
- O que são os discursos e práticas segundo Michel Foucault?
- O que é prática discursiva para Foucault?
- O que vem a ser um discurso?
- O que é o enunciado de uma questão?
- Qual a filosofia de Foucault?
- Quais são as dimensões de Foucault?
- Quais são os elementos históricos de Foucault?
- Por que o discurso é metafísico?

O que são os discursos e práticas segundo Michel Foucault?
Segundo Foucault, o discurso não é um tipo de ente metafísico, constituído a priori dos outros elementos da sociedade, no entanto, há uma precedência: um discurso não está sozinho na história e segue as relações já postas pelos saberes e pelas instituições já estabelecidas, que lhe dão uma determinada positividade.
O que é prática discursiva para Foucault?
Para a arqueologia do saber, os discursos são práticas – práticas discursivas (Foucault, 1995) – que se articulam com práticas econômicas, políticas e sociais. Deve-se pensar em uma composição complexa de forças em conflito; em uma conformação mais ligada à imagem de rede do que à de espiral.
O que vem a ser um discurso?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala.
O que é o enunciado de uma questão?
O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística. De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Qual a filosofia de Foucault?
- A filosofia de Foucault pode ser caracterizada por três fases: arqueológica, genealógica e ética. A fase arqueológica do saber inaugura sua ruptura com a tradição filosófica, uma tradição de dualidade entre linguagem e discurso. O saber representado pelas ciências do homem, e o poder pelas relações históricas.
Quais são as dimensões de Foucault?
- Frente a constatações mais amplas sobre a obra de Michel Foucault – que não se resumem a tratá-la somente a partir da analítica do poder – Deleuze (1999) considera dispositivo como um conceito operatório multilinear, alicerçado em três grandes eixos que, na verdade, se referem às três dimensões que Foucault
Quais são os elementos históricos de Foucault?
- Para Foucault os elementos históricos são fundamentais para compreender a constituição da formação discursiva e dos discursos na sociedade contemporânea. O ponto de partida de sua investigação é o conceito de episteme que, segundo ele, apresenta-se como paradigma comum aos diversos saberes.
Por que o discurso é metafísico?
- Segundo Foucault, o discurso não é um tipo de ente metafísico, constituído a priori dos outros elementos da sociedade, no entanto, há uma precedência: um discurso não está sozinho na história e segue as relações já postas pelos saberes e pelas instituições já estabelecidas, que lhe dão uma determinada positividade.