Como saber se eu tenho distúrbio de imagem?

Como saber se eu tenho distúrbio de imagem?
Os sinais e sintomas característicos deste distúrbio, são:
- Ter baixa auto-estima;
- Demonstrar preocupação excessiva com determinadas partes do corpo;
- Estar sempre se olhando no espelho ou evitar completamente o espelho;
- Dificuldade para se concentrar em outras coisas do dia-a-dia;
- Evitar a vida social;
O que é transtorno de distorção de imagem corporal?
Essa doença, também conhecida como “transtorno dismórfico corporal”, ou dismorfofobia, se manifesta quando a pessoa desenvolve uma visão irrealista do próprio corpo, que não condiz com o que de fato é.
O que causa distorção de imagem?
Uma das questões mais preocupantes é que esse transtorno costuma estar associado com outras condições negativas, como tristeza profunda, anorexia, bulimia, depressão e ansiedade. A distorção da imagem corporal engloba os seguintes aspectos: Cognitivos: expectativa irreal de possuir um padrão corporal especifico.
Como foi descrita a síndrome da distorção de imagem?
- A síndrome da Distorção de Imagem foi descrita pela primeira vez em 1886 pelo psiquiatra italiano Enrique Morselli, que chamou o distúrbio de dismorfia corporal.
Qual a causa da distorção da imagem corporal?
- A distorção da imagem corporal está comumente associada a distúrbios alimentares como a bulimia, a anorexia e a vigorexia, tanto em homens quanto em mulheres 1,5.
Qual é a curva do corpo alvo dos transtornos de imagem?
- Não são somente as curvas do corpo que se tornam alvos dos transtornos de imagem. Alguns podem apresentar uma preocupação excessiva com o tamanho do nariz, por exemplo, ou pela forma do queixo, dos pés, o tipo do cabelo, dos olhos, dentes etc.