O que afeta o desenvolvimento cognitivo?
Índice

O que afeta o desenvolvimento cognitivo?
O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante.
Como explicar o desenvolvimento cognitivo?
Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida. Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.
Qual o primeiro passo para o desenvolvimento cognitivo infantil?
- O mesmo vale para o primeiro passo, para a primeira palavra, para o primeiro pulo, etc. É bastante importante que os pais desde cedo estejam muito atentos aos marcos do desenvolvimento cognitivo infantil, compreendendo o que seus pequenos precisam aprender a fazer e que habilidades eles precisam dominar a partir de determinada idade.
Qual é o desenvolvimento cognitivo?
- Desenvolvimento cognitivo é uma área de estudo que busca entender como se dá o processo de aprendizagem de uma criança, ou seja, como se desenvolve seu pensamento e sua capacidade de compreensão dos fenômenos.
Como estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças?
- Queimada, pique-esconde, futebol, corrida e andar de bicicleta são algumas das atividades que socializam as crianças e aprimoram a coordenação motora. Estar em contato com outras pessoas estimula o desenvolvimento cognitivo infantil, pois as crianças podem aprender novas atividades não apenas com os adultos, mas também com os colegas.
Quem foi o maior educador do desenvolvimento cognitivo?
- Outro educador e estudioso do desenvolvimento cognitivo foi o russo Lev Vyjotsky, que ficou famoso no final dos anos 70 e continua a influenciar muitos estudos até hoje. Dois termos explicam sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo: internalização e zona proximal de desenvolvimento.