Como é feita a punção venosa?
Índice
- Como é feita a punção venosa?
- Onde é realizado a punção venosa?
- O que precisa para pulsar uma veia?
- Para que serve a punção venosa?
- Como sentir uma veia para puncionar?
- Quais são as veias para punção venosa?
- Quais os locais mais indicados para punção venosa?
- Como encontrar uma veia difícil?
- Quais são as veias que podem ser Puncionadas?

Como é feita a punção venosa?
Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis (pouco traumáticas) quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.
Onde é realizado a punção venosa?
Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal; Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico; Prender o garrote acima do local escolhido (não colocá-lo sobre as articulações);
O que precisa para pulsar uma veia?
Recomenda-se utilizar primeiro o local mais distal do braço ou da mão, para que punções possam ser movidas, progressivamente, para cima. As luvas devem ser calçadas antes da punção venosa e mantidas até que o risco de exposição ao sangue tenha sido eliminado.
Para que serve a punção venosa?
Ela tem como objetivo garantir um acesso venoso que facilite a administração de medicações para pacientes graves incluindo: aminas vasoativas, antibióticos, substâncias hiperosmóticas ou irritantes, além de realizar monitorização, ser via para administração de nutrição parenteral e hemodiálise de urgência.
Como sentir uma veia para puncionar?
Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.
Quais são as veias para punção venosa?
Acesso venoso periférico
- Veia cefálica;
- Veia basílica;
- Veias medianas do antebraço e cotovelo;
- Veias do dorso da mão;
- Veia safena magna e parva.
Quais os locais mais indicados para punção venosa?
Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.
Como encontrar uma veia difícil?
A punção no dorso da mão é recomendada para pacientes que possuem acesso venoso difícil nas outras veias. Já as punções nos membros inferiores, só podem ser realizadas com autorização médica.
Quais são as veias que podem ser Puncionadas?
Tipos de acesso venoso central O cateterismo venoso central pode ser realizado de 3 formas, de acordo com a veia escolhida para ser puncionada: Veia subclávia; Veia jugular interna; Veia femoral.