adplus-dvertising

Quais os riscos da punção lombar?

Índice

Quais os riscos da punção lombar?

Quais os riscos da punção lombar?

O efeito adverso mais comum que pode ocorrer após uma punção lombar é dor de cabeça temporária devido à diminuição do líquido cefalorraquidiano nos tecidos adjacentes, podendo ocorrer também enjoos e vômitos que podem ser evitados se a pessoa ficar algum tempo deitada depois do exame.

Onde é realizada a punção lombar?

Uma agulha de punção lombar com estilete é inserida entre as vértebras L3 a L4 ou L4 a L5 (o processo espinhoso de L4 normalmente está situado em uma linha entre as duas espinhas ilíacas posterossuperiores); a agulha é voltada rostralmente para o umbigo do paciente e mantida sempre paralela ao solo.

Em que nível da coluna lombar deve ser feita a punção?

Depois de uma adequada assepsia da área, uma agulha fina e longa (cerca de 12 centímetros) é inserida entre as vértebras lombares L3/L4 ou L4/L5.

Qual a finalidade da punção lombar?

Punção lombar é utilizada para fazer o seguinte: Avaliar a pressão intracraniana e a composição do líquor (ver tabela Alterações no líquor em várias doenças) Reduzir terapeuticamente a hipertensão intracraniana (hipertensão intracraniana idiopática)

Qual região de rotina é escolhida para a punção do líquor e por quê?

O procedimento de coleta para exame de líquor, com a introdução de uma agulha na região lombar (em geral entre a terceira, quarta e quinta vértebras lombares), é bastante seguro quando feito por profissionais capacitados.

Por que a punção lombar é indicada?

  • Subsequentemente, o médico introduz uma agulha entre as duas vértebras em questão para, na maior parte das vezes, colher uma amostra de líquor, que é um líquido que se encontra ao redor do sistema nervoso central e tem como função proteger o mesmo contra lesões. A punção lombar é indicada para:

Posso ocorrer dor e desconforto na região lombar?

  • Também pode ocorrer dor e desconforto na região lombar que podem ser atenuados com analgésicos receitados pelo médico, e embora seja raro, pode ocorrer também infecção ou hemorragia.

Como aplicar a solução antisséptica na região lombar?

  • De seguida, o médico aplica uma solução antisséptica na região lombar e procura o espaço entre as vértebras L3 e L4 ou L4 e L5, podendo injetar neste local um medicamento anestésico.

Postagens relacionadas: