O que é desbridamento autolítico?

O que é desbridamento autolítico?
O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.
O que é Autolitico?
Significado de Autolítico Processo de remoção da necrose, do tecido morto, numa ferida com a ajuda das enzimas do próprio organismo do paciente.
Quais são as complicações do desbridamento?
- As complicações mais comuns do desbridamento podem ser sangramento da ferida, irritação da pele em volta, dor depois do procedimento e reação alérgica aos produtos utilizados, no entanto, os benefícios são maiores e devem ser considerados como prioridade, pois em alguns casos, uma ferida não se cura sem fazer desbridamento.
Quais são os métodos de desbridamento?
- Os métodos de desbridamento buscam auxiliar no processo de cicatrização das feridas. Estes métodos quando aplicados com critérios servem muito para acelerar o processo de cicatrização, evoluindo para melhora da qualidade de vida do paciente.
Qual é o desbridamento químico?
- Desbridamento químico é útil para pacientes que não são saudáveis o suficiente para a cirurgia ou que estão em asilos , onde a cirurgia não é uma opção. Desbridamento químico não é um substituto para o desbridamento mecânico ou cirúrgico quando esses métodos são indicados. Artigos Relacionados
Por que o desbridamento é importante para o tratamento de uma ferida?
- O desbridamento é um procedimento muito importante para o tratamento de uma ferida com tecido necrosado e infectado, pois a remoção deste tecido morto melhora a cicatrização, diminui as secreções, como o exsudato, reduz a ação de microrganismos e melhora a absorção de pomadas com antibióticos.