O que é drenagem da cavidade pleural?
Índice
- O que é drenagem da cavidade pleural?
- Qual a diferença entre toracocentese e drenagem de tórax?
- São indicações de drenagem pleural?
- O que é drenagem aberta?
- Como funciona o sistema de drenagem pleural?
- Qual é o coletor de drenagem pleural?
- Como identificar o derrame pleural?
- Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?

O que é drenagem da cavidade pleural?
A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico para introdução de um dreno através de parede torácica na cavidade pleural. O espaço pleural em condições normais é um espaço virtual, assim indicaremos uma drenagem pleural nos casos em que este espaço estiver ocupado por líquido, ar ou ambos.
Qual a diferença entre toracocentese e drenagem de tórax?
A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.
São indicações de drenagem pleural?
A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.
O que é drenagem aberta?
Na fase crônica, quando ocorre aderência ou encarceramento pulmonar, podem ser realizadas drenagem aberta (pleurostomia) ou descorticação pulmonar, devendo cada caso ser avaliado individualmente.
Como funciona o sistema de drenagem pleural?
- Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d’água.
Qual é o coletor de drenagem pleural?
- O sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal é um equipamento médico-hospitalar usado nas cirurgias torácicas e ou cirurgias cardíacas e destina-se à evacuação de conteúdo líquido e ou gasoso da cavidade torácica (derrame pleural, derrame pericárdico, empiema pleural, hemotórax, pneumotórax, etc.) » [1]
Como identificar o derrame pleural?
- O clínico geral ou pneumologista podem identificar o derrame pleural através de exames como raio X, tomografia computadorizada ou ultrassom e podem indicar a realização da toracocentese por outros motivos, como para realização de biópsia na pleura.
Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?
- Para ser detectado pela radiografia simples, o derrame pleural deve ter pelo menos 75 ml de líquido. Quando há dúvidas, uma opção é fazer outra radiografia com o paciente deitado de lado, fazendo com que o líquido escorra ao longo das costelas. Esta técnica permite diagnosticar derrames menores que 50 ml.