adplus-dvertising

O que significa dizer que a gramática universal Gu compreende princípios e parâmetros?

Índice

O que significa dizer que a gramática universal Gu compreende princípios e parâmetros?

O que significa dizer que a gramática universal Gu compreende princípios e parâmetros?

Gramática universal é uma teoria linguística da escola transformacional e generativa que afirma que determinados princípios comuns subjazem a todas as línguas naturais. ... A gramática universal, na sua forma atual, pensada por Chomsky, seria aplicável a qualquer língua humana, seja na forma escrita como na forma verbal.

Qual o conceito de língua para o Gerativismo?

Perini (1985), numa introdução ao estudo do gerativismo, afirma que, para os gerativistas, a língua é tida como “um conjunto de sentenças, sendo cada uma delas formada por uma cadeia de elementos (palavras e morfemas)” (op. cit, p. 16).

O que é língua para Labov?

Inglês William Labov/Idiomas

Qual a diferença entre competência lingüística e desempenho lingüístico?

  • A diferença entre competência lingüística e desempenho lingüístico pode ser ilustrada por deslizes da língua, como 'nobres toneladas de solo' para 'nobres filhos do trabalho'. Cometer tal deslize não significa que não saibamos inglês, mas sim que simplesmente cometemos um erro porque estávamos cansados, distraídos ou algo assim.

Qual a essência da linguística?

  • Nos debates históricos que a marcaram desde sua oficialização até atualmente, a essência epistemológica da Linguística (as distinções língua/fala e competência/desempenho) é considerada amiúde como contributo tanto de seu advento quanto de seus progressos.

Qual será a ocasião para uma breve revisão dos fundamentos da linguística?

  • Essa será a ocasião para uma breve revisão dos fundamentos epistemológicos nos quais se pautaram as reflexões da Linguística no final do século XIX e início do século XX.

Como a linguagem é adquirida?

  • Para os Behavioristas, a linguagem era adquirida apenas a partir da interação, assumindo caráter externo e social. O Gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade inata - a capacidade do ser humano falar e entender uma lingua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica.

Postagens relacionadas: