O que significa o desdobramento da posse?
Índice
- O que significa o desdobramento da posse?
- O que significa desdobramento da posse Cite um exemplo?
- O que é o paralelismo ou desdobramento da posse?
- Quais são os efeitos do desdobramento da posse?
- São exemplos de possuidores?
- O que significa o Constituto possessório?
- O que se entende por Famulo da posse?
- Quais as formas de desdobramento da posse?
- Quais são as hipóteses desse desdobramento?
- Qual a classificação do conceito de posse?
- Qual a diferença entre posse e propriedade?
- Como é a posse de bens públicos?

O que significa o desdobramento da posse?
->O desdobramento da posse é fenômeno que se verifica quando o proprietário, efetivando uma relação jurídica negocial com terceiro, transfere-lhe o poder de fato sobre a coisa. Apesar de não mais se manter na apreensão da coisa, o proprietário continuara sendo reputado possuidor, só que indireto.
O que significa desdobramento da posse Cite um exemplo?
Posse indireta; é a que remanesce com o antigo possuidor pleno nos casos de desdobramento da posse. É a ostentada, por exemplo, pelo locador, nu-proprietário (em casos de usufruto, o proprietário que perde o direito de posse da coisa possuída) e comodante.
O que é o paralelismo ou desdobramento da posse?
Registra-se que a posse direta pode advir de uma relação jurídica pessoal (como ocorre na locação) ou real (a exemplo do usufruto). De acordo com o Código Civil: ... Uma vez havendo a posse direta e a indireta de maneira coexistente, há o fenômeno do paralelismo ou desdobramento da posse.
Quais são os efeitos do desdobramento da posse?
Nelas, há um desdobramento dos poderes decorrentes da posse. ... De forma que, uma das pessoas, o possuidor direto, exerce em nome próprio, no seu interesse, o poder físico sobre o bem. Enquanto que a outra pessoa fica com a posse indireta, continua a ter poderes sobre o bem, mas não pode exercê-lo de forma imediata.
São exemplos de possuidores?
são exemplos de possuidor direto: o usufrutuário, o locador, o credor pignoratício. o sucessor universal e o sucessor singular continuam de direito a posse do seu antecessor.
O que significa o Constituto possessório?
O que se entende por constituto possessório? - Simone Nunes Brandão. Trata-se da operação jurídica que altera a titularidade na posse, de maneira que, aquele que possuía em seu próprio nome, passa a possuir em nome de outrem (Ex.: eu vendo a minha casa a Fredie e continuo possuindo-a, como simples locatário).
O que se entende por Famulo da posse?
Da posse e das ações possessórias. ... “O fâmulo da posse é aquele que, em razão de sua situação de dependência em relação a outra pessoa (ao dono ou pos- suidor), exerce sobre a coisa, não um po- der próprio, mas dependente.
Quais as formas de desdobramento da posse?
Desdobramento da posse é quando o proprietário do bem, através de uma relação jurídica (contrato) com outra pessoa, transfere totalmente o poder de fato sobre o bem ou domínio, onde o proprietário continuara sendo reputado possuidor, só que indireto.
Quais são as hipóteses desse desdobramento?
- O outro, que a recebe por força de contrato, diz-se possuidor direto ou imediato. Várias são as hipóteses desse desdobramento: locação, usufruto, penhor, depósito, transporte, comodato. A enumeração que se via na lei (Código Civil de 1916) não era taxativa. As posses direta e indireta coexistem, não colidem nem se excluem.
Qual a classificação do conceito de posse?
- Classificação. O presente trabalho tem por objetivo abordar o conceito de posse, instituto sui generis que compõe o Direito das Coisas, sem contudo compor o Direito Real. De fato, a posse é conceito tão único e peculiar que até nesse aspecto há divergência doutrinária.
Qual a diferença entre posse e propriedade?
- RESUMO. A posse e a propriedade são institutos estudados no ramo do Direito Privado conhecido como Direito das Coisas. Para entender a posse, tem-se que compreender também a propriedade. Comumente há dúvida se a posse seria um fato ou um direito, se dependeria ou não do ânimo de possuir.
Como é a posse de bens públicos?
- Publicado em 07/2017. Elaborado em 07/2017. A posse de bens públicos envolve aspectos polêmicos, a começar pela sua própria admissibilidade. A sua compreensão demanda a análise do exercício do poder fático, por particular, sobre o bem público, na relação com o Estado e com terceiros.