O que é Cest na nota fiscal eletrônica?
![O que é Cest na nota fiscal eletrônica?](https://i.ytimg.com/vi/nmZtNVXZ87Y/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLA_13USmG7r1i8ww4ld5QMUT4VgKw)
O que é Cest na nota fiscal eletrônica?
O Código Especificador da Substituição Tributária, mais conhecido como CEST, estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes.
Qual a Cest?
CEST significa Código Especificador da Substituição Tributária: um código usado para identificar categorias de produtos passíveis à substituição tributária. ... Trata-se de um código composto por 7 dígitos associado ao NCM/ST (Nomenclatura Comum do Mercosul / Sistema Harmonizado).
Quando entra em vigor o código CEST?
- O código CEST é utilizado em Notas Fiscais, seja NFe ou NFCe. Quando entra em vigor o código CEST? A implementação da obrigatoriedade do preenchimento do código CEST na emissão de documentos fiscais foi dividido em etapas, de acordo com a atividade das empresas.
Qual a lógica do Código do CEST?
- A lógica do código do CEST é simples, sendo ele composto por 7 dígitos: 01.001.00 O sexto e sétimo dígitos correspondem à especificação do item. Para usar a tabela e encontrar o CEST você deve primeiro localizar o NCM completo do seu produto, e a partir dele verificar qual CEST o descreve melhor, caso tenha mais de um CEST para o NCM consultado.
Qual o significado do CEST?
- O significado de CEST é “Código Especificador da Substituição Tributária”. Essa sigla vem somar aos inúmeros códigos que temos em nosso sistema tributário nacional. O objetivo do CEST é organizar, padronizar, ordenar os produtos que são sujeitos ao regime de Substituição Tributária.
Quem está obrigado a usar o CEST?
- Quem está obrigado a usar o CEST e quando deve ser usado? Se você é um supermercadista, a sua empresa é obrigada a adotar essa nova forma de preenchimento no cadastro de produtos! A legislação contempla os regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.