O que é Césio 137 porque ele é perigoso?
Índice
- O que é Césio 137 porque ele é perigoso?
- O que foi o caso Césio 137 no Brasil?
- O que é Césio 137 em Goiânia?
- Em que é usado o césio?
- Onde se encontra o césio-137?
- Qual foi o equipamento hospitalar que foi retirado o césio 137?
- Quais são as principais reações do césio?
- Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
O que é Césio 137 porque ele é perigoso?
O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.
O que foi o caso Césio 137 no Brasil?
Uma cápsula com um sal de césio retirada de um hospital abandonado e violada foi responsável pelo acidente com Césio-137 que ocorreu em Goiânia, em setembro de 1987. ... O Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia.
O que é Césio 137 em Goiânia?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
Em que é usado o césio?
É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos; Isótopos radioativos de césio são usados no campo médico para tratar de certos tipos de câncer; O fluoreto de césio é usado extensivamente na química orgânica como base e como fonte de íons fluoretos.
Onde se encontra o césio-137?
Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal são encontradas no Lago Bernic em Manitoba ( Canadá ). São estimados nesta região depósitos de 300 mil toneladas de polucita com uma média de 20% de césio.
Qual foi o equipamento hospitalar que foi retirado o césio 137?
Acidente. O acidente começou no dia 13 de setembro de 1987. Roberto, junto com o também catador Wagner Mota Pereira, encontraram o aparelho de radioterapia abandonado. Eles pensavam em retirar o chumbo e o metal para vender e ignoraram que dentro do equipamento havia uma cápsula contendo césio-137, um metal radioativo.
Quais são as principais reações do césio?
- Quimicamente falando, o Césio é um metal capaz de formar sais por meio da reação com outros elementos. Além da formação de sais, o Césio-137 também é utilizado como catalisador. Essa utilização é vista, principalmente, na hidrogenação catalítica e na síntese orgânica. As principais reações do Césio são:
Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.
Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Tem mais depois da publicidade ;) Por ser um elemento da família dos metais alcalinos (família 1 na Tabela Periódica), o Césio é semelhante ao potássio (K) (que também pertence a essa família) e é capaz de substitui-lo nos tecidos vivos.
Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
- Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.