adplus-dvertising

O que é o Césio 137 e por que ele é perigoso?

Índice

O que é o Césio 137 e por que ele é perigoso?

O que é o Césio 137 e por que ele é perigoso?

O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.

O que foi feito para conter a contaminação do Césio 137?

Ele era usado na forma de um sal — o cloreto de césio (CsCl) — pelo antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), que o guardava dentro de uma bomba ou cápsula revestida de uma caixa protetora de aço e chumbo.

Em que o césio é usado?

É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos; Isótopos radioativos de césio são usados no campo médico para tratar de certos tipos de câncer; O fluoreto de césio é usado extensivamente na química orgânica como base e como fonte de íons fluoretos.

O que aconteceu com o césio 137?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Quais foram as causas do césio 137?

Ocorreu após dois catadores de lixo entrarem em contato com uma porção de cloreto de césio, o césio-137. O componente químico ficava dentro de um aparelho de tratamento de câncer, que estava em uma clínica abandonada na capital de Goiás.

O que foi feito para descontaminar os lugares e pessoas que tiveram contato com o césio 137?

No acidente com o Césio 137, em Goiânia, foram produzidas grandes quantidades de Azul da Prússia, pois este havia sido utilizado antes nas vítimas de Chernobyl, que também foram contaminadas por césio (subproduto da fissão). Em Goiânia, ele foi aplicado na superfície do corpo das vítimas e dos materiais radioativos.

Como ocorreu a contaminação com o césio 137 Quais os sintomas da contaminação?

A cápsula e seus fragmentos foram manipulados a céu aberto, o que contaminou diretamente o solo. Os primeiros sintomas da contaminação – náuseas, vômitos, tonturas, diarreia – apareceram algumas horas após o contato com o material.

Onde é encontrado o elemento césio?

É encontrado natureza nos minerais pollucite e lepidolita, e obtido a partir do resíduo da purificação do lítio, suas reservas estão localizadas principalmente no Canadá.

Quais são as principais reações do césio?

  • Quimicamente falando, o Césio é um metal capaz de formar sais por meio da reação com outros elementos. Além da formação de sais, o Césio-137 também é utilizado como catalisador. Essa utilização é vista, principalmente, na hidrogenação catalítica e na síntese orgânica. As principais reações do Césio são:

Por que o césio é perigoso para a saúde?

  • Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.

Por que o césio é semelhante ao potássio?

  • Tem mais depois da publicidade ;) Por ser um elemento da família dos metais alcalinos (família 1 na Tabela Periódica), o Césio é semelhante ao potássio (K) (que também pertence a essa família) e é capaz de substitui-lo nos tecidos vivos.

Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?

  • Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.

Postagens relacionadas: