O que são taxas flutuantes e como elas influenciam o mercado financeiro?
O que são taxas flutuantes e como elas influenciam o mercado financeiro?
As taxas de câmbio flutuante significam que as moedas podem mudar de valor constantemente. Por exemplo, um dólar americano hoje pode comprar 4 reais, mas poderá comprar somente três amanhã. Isso ocorre pela demanda e oferta das moedas e, ainda, pelos fatores expostos no tópico anterior.
Como funciona o câmbio flutuante no Brasil?
- No entanto, os bancos centrais freqüentemente participam dos mercados para tentar influenciar o valor das taxas de câmbio flutuantes. Desde 1999, o Brasil passou a adotar o sistema de câmbio flutuante. Na passagem do regime de câmbio fixo para o câmbio flutuante, ocorreu a crise da desvalorização do real.
Quando foi adotado o câmbio flutuante?
- Foi em 1999 que o sistema de câmbio flutuante foi adotado. Na prática, o período anterior ao câmbio flutuante era marcado por interferências frequentes do Banco Central para manter a taxa – usando as reservas internacionais de dólar que existiam dentro do Brasil.
Qual o regime de câmbio flutuante?
- Já o regime flutuante permite que as políticas monetárias sejam direcionadas para outras questões, como a estabilização de preços e ajustes fiscais. No Brasil, o sistema de câmbio flutuante foi adotado em 1999, durante a execução do Plano Real.
Como evitar o câmbio flutuante?
- Outra ameaça comum que o câmbio flutuante pode evitar é o ataque especulativo de investidores estrangeiros. Isso acontece quando os investidores provocam, propositalmente, uma desvalorização da moeda local em relação a uma moeda de referência (normalmente, o dólar).