Qual a diferença de câncer de pele melanoma e não melanoma?
Índice
- Qual a diferença de câncer de pele melanoma e não melanoma?
- O que quer dizer câncer de pele Não-melanoma?
- Como surge o câncer de pele Não-melanoma?
- Como surge o câncer de pele?
- Qual o fator de risco do câncer de pele melanoma?
- Qual a origem do melanoma na pele?
- Quais são os sintomas do câncer de pele?
- Quem é mais comum com o melanoma?
Qual a diferença de câncer de pele melanoma e não melanoma?
Os tumores não melanoma representam cerca de 95% do total dos casos de câncer de pele e são os mais frequentes no Brasil. Originam da camada superficial da pele e apresentam menor mortalidade quando comparados ao melanoma. Este tipo de câncer é mais comum em pessoas acima de 40 anos.
O que quer dizer câncer de pele Não-melanoma?
Há dois tipos básicos de câncer de pele, o não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O não melanoma representa 95% do total dos casos de câncer de pele.
Como surge o câncer de pele Não-melanoma?
Exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente na infância e adolescência. Ter pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino. Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele.
Como surge o câncer de pele?
Câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.
Qual o fator de risco do câncer de pele melanoma?
- Se uma pessoa com câncer de pele melanoma tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença. Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o melanoma:
Qual a origem do melanoma na pele?
- Pessoas de pele clara, com fototipos I e II, têm mais risco de desenvolverem a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros ou de fototipos mais altos, ainda que mais raramente. O melanoma tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Quais são os sintomas do câncer de pele?
- Os principais sintomas do câncer de pele são: Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Feridas que não cicatrizam em 4 semanas. O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
Quem é mais comum com o melanoma?
- O melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso. Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o melanoma.