O que é crime de sonegação de contribuição previdenciária?
Índice
- O que é crime de sonegação de contribuição previdenciária?
- Como se dá a sonegação de contribuição previdenciária?
- Quem pode ser sujeito ativo do delito de sonegação de contribuição previdenciária?
- Quais são os crimes contra a previdência social?
- O que significa o artigo 337?
- Por que sonegar é crime?
O que é crime de sonegação de contribuição previdenciária?
omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remunerações pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuições sociais previdenciárias.
Como se dá a sonegação de contribuição previdenciária?
O delito de sonegação de contribuição previdenciária consuma-se com a supressão ou a redução da contribuição mediante as omissões referidas nos incisos do art. 337- A. É, portanto, crime material e admite tentativa.
Quem pode ser sujeito ativo do delito de sonegação de contribuição previdenciária?
4) O delito de sonegação de contribuição previdenciária não exige qualidade especial do sujeito ativo, podendo ser cometido por qualquer pessoa, particular ou agente público, inclusive prefeitos (RHC 043741/RJ, Rel.
Quais são os crimes contra a previdência social?
Dentre os titulados crimes contra a previdência social temos o de apropriação indébita previdenciária, o estelionato previdenciário, a sonegação de contribuição previdenciária, a inserção de dados falsos no sistema, a falsificação de documentos, e ainda há o instituto de extinção de punibilidade.
O que significa o artigo 337?
Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Por que sonegar é crime?
O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos. ... No caso de o crime ser cometido por funcionário público com atribuições relacionadas com a fiscalização e arrecadação de tributos, a pena será 3 vezes maior.