adplus-dvertising

Como ocorre o crescimento secundário na raiz?

Índice

Como ocorre o crescimento secundário na raiz?

Como ocorre o crescimento secundário na raiz?

O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.

Quais tecidos formados no crescimento secundário da raiz?

Os dois tecidos meristemáticos envolvidos no crescimento secundário da raiz são o câmbio vascular, que permite o crescimento do cilindro central, e o câmbio suberógeno ou felogênio, que permite o crescimento da periderme (casca).

Quais tecidos são responsáveis pelo crescimento primário e secundário do caule respectivamente?

Tecidos meristemáticos Os meristemas primários são responsáveis pelo crescimento longitudinal (crescimento primário) das plantas. São encontrados principalmente no ápice dos caules e das raízes. ... Os meristemas secundários ocorrem nas plantas que apresentam crescimento em espessura (crescimento secundário).

Quais tecidos podemos encontrar no caule secundário de uma planta?

Estrutura Secundária Como na raiz, a estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma os tecidos vasculares secundários, e do felogênio que dá origem ao revestimento secundário - periderme.

Como ocorre o crescimento secundário do caule de uma Dicotiledônea?

No caso das dicotiledóneas, o crescimento secundário resulta da divisão celular no câmbio ou nos meristemas laterais, sendo a formação de tecidos vasculares secundários do câmbio uma característica das dicotiledóneas e gimnospérmicas.

Como ocorre o crescimento secundário em algumas espécies?

  • Ao contrário do crescimento primário que está frequentemente presente em todas as espécies, o crescimento secundário nem sempre surge durante o desenvolvimento de certas espécies, como por exemplo espécies herbáceas. No entanto, espécies de herbáceas como o tomateiro e a cenoura podem apresentar crescimento secundário.

Qual é o crescimento secundário de uma árvore?

  • O crescimento secundário em casos especiais permite a formação de uma capa lenhificada que ao fim de um longo período de tempo pode ser retirada, algo que acontece com o sobreiro e a cortiça que se retira desta árvore. A cortiça nada mais é que a casca de uma árvore, o sobreiro, cuja parede celularfoi impregnada com suberina. Raiz

Como se caracteriza o crescimento secundário?

  • O crescimento secundário caracteriza-se ainda pela presença de tecidos que facilitam a permeabilização destas estruturas evitando assim a perda de água.

Qual o crescimento secundário das sementes?

  • Essa condição foi um passo importante para o surgimento das sementes. O crescimento secundário é o crescimento do caule em espessura, sendo os meristemas laterais, chamados de câmbio vascular e felogênio, os tecidos responsáveis por este crescimento.

Postagens relacionadas: