O que é o contraste da ressonância?
O que é o contraste da ressonância?
Ressonância magnética com contraste é um exame de diagnóstico por imagem que usa um campo magnético e uma substância para observar e realçar estruturas anatômicas. Para explicar melhor, vamos desmembrar a ressonância (RM) do meio de contraste.
Será que o contraste na ressonância magnética é seguro?
- Já na sala do exame, o paciente será orientado a beber o contraste ou, então, será colocado o cateter de acesso à veia antes que ele entre na máquina, de forma que a não causar sobressaltos durante a execução da ressonância. O uso do contraste na ressonância magnética é seguro?
Como utilizar o contraste na ressonância?
- Em geral, não se costuma utilizar contraste para realizar a ressonância nessa região. Porém, para uma melhor visualização de estruturas do crânio e o diagnóstico de males específicos como tumores e inflamações, o contraste pode ser necessário, de acordo com a avaliação do neurologista.
Qual a ressonância magnética?
- A Ressonância Magnética é uma tecnologia de imagem não invasiva que produz imagens anatômicas detalhadas tridimensionais. É frequentemente usado para detecção, diagnóstico e monitoramento de tratamento de doenças.
Qual o percentual de alergias na ressonância magnética com contraste?
- Porém, o percentual de reações alérgicas na ressonância magnética com contraste é baixo, representando apenas 2% dos casos. Isso se deve, principalmente, ao tipo de contraste utilizado na ressonância (gadolínio), que não possui iodo, que é o componente que costuma causar mais alergias.