O que é contato na Gestalt?

O que é contato na Gestalt?
A Gestalt-Terapia, também conhecida como terapia do contato, tem como finalidade conhecer e trabalhar a consciência da pessoa, e com o todo que essa pessoa traz. ... 135) relata que: “Estar em contato é muito mais que estar atento, que estar consciente de si e do outro.
O que é fronteira de contato Gestalt-terapia?
A fronteira de contato é concebida pela Gestalt-Terapia como o tempo-lugar do encontro: encontrar a novidade, o outro, o diferente, o estranho a mim e permanecendo nesta fronteira – de contato – viver a experiência do estranhamento, do excitamento e do crescimento por meio da criação.
Quais são os exemplos utilizados na Gestalt?
- Cubo de Necker e o Vaso de Rubin, dois exemplos utilizados na gestalt. A gestalt (guès) (do alemão Gestalt, "forma"), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.
Qual a ação do gestalt-terapeuta?
- A ação do gestalt-terapeuta não deve objetivar atacar, vencer ou superar as resistências quando o cliente está evitando o contato, mas, principalmente, torná-las mais conscientes ou figurais, favorecendo seu uso adaptado à situação do momento. Um mecanismo de defesa por si só não é bom nem ruim.
Qual a tradução da palavra gestalt?
- Gestalt – Palavra de origem alemã que não tem tradução literal para a língua portuguesa. Tem o sentido de “forma”, de “figura”, de um sentido que emerge de um todo. O termo se generalizou no seu sentido mais amplo dando nome ao movimento. Tem sido usado na Gestalt terapia com o significado de “configuração dinâmica e ...
Como funciona a Gestalt Terapia?
- A Gestalt terapia é um modelo psicoterápico com ênfase na responsabilidade de si próprio, na experiência individual do momento atual (aqui e agora), no relacionamento terapeuta-consulente e na autorregulação e ajustamento criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral.