adplus-dvertising

Como funciona o processo erosivo?

Índice

Como funciona o processo erosivo?

Como funciona o processo erosivo?

Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Quais são as etapas da Erosao do solo?

Os processos erosivos podem ocorrer de diversas maneiras, entretanto, são basicamente divididos em três etapas: desintegração ou desgaste do solo, seguido do transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.

O que causa a erosão pluvial?

A erosão pluvial, provocada pela ação da chuva, é apenas uma das causas da degradação do solo. Quando a vegetação não consegue proteger o solo de forma correta, a água da chuva penetra no local e o destrói, retirando parte do material que o constitui.

Qual a origem da erosão fluvial?

  • Erosão Fluvial: esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, transformando o seu curso em vales mais profundos do que o seu entorno. Além disso, quando não há uma vegetação nas margens dos cursos d'água, elas são erodidas pela força das águas, intensificando processos de assoreamento e alargamento do leio das bacias de drenagem.

Por que o clima afeta os processos erosivos?

  • O clima afeta os processos erosivos devido à disposição de índices pluviométricos, temperatura, quantidade de ventos e incidência solar, pois esses fatores somados podem intensificar ou diminuir a erosão de determinada área.

Quando ocorre a erosão pluvial?

  • Erosão Pluvial – Esse tipo de erosão ocorre quando é removido material da parte superficial do solo pela ação da água da chuva. Quando não existe vegetação no solo para protege-lo a ação da erosão é mais rápida.

Como o vento atua no processo de erosão?

  • Além da água, o vento também atua no processo de erosão. Observe: Essa forma de relevo é resultante da ação do vento durante centenas ou até milhares de anos. Aos poucos, as formações rochosas vão sendo “esculpidas” e, assim, erodidas. O mesmo acontece, às vezes, com os solos, principalmente quando eles estão completamente expostos.

Postagens relacionadas: