O que é o conhecimento lógico matemático?
Índice
- O que é o conhecimento lógico matemático?
- Como o conhecimento lógico-matemático deve ser trabalhado na educação infantil?
- Qual a especificidade do conhecimento lógico-matemático e como se dá a construção desse conhecimento?
- Quais os processos envolvidos no conhecimento lógico matemático?
- Quais os objetivos do pensamento lógico matemático?
- Quais os aspectos solidários para a construção do conhecimento matemático?
- Como funciona o pensamento lógico-matemático?
- Qual a origem do ensino da matemática?
- Quais são os conhecimentos das crianças?
- Por que a matemática deve ser utilizada como instrumento educacional?
O que é o conhecimento lógico matemático?
Conhecimento lógico-matemático refere-se ao estabelecimento pelo sujeito de relações entre os objetos (PIAGET, 1977). A partir dos mesmos objetos, afirma o sujeito, por exemplo, que não acerta a garrafa com o pêndulo porque ela está muito longe.
Como o conhecimento lógico-matemático deve ser trabalhado na educação infantil?
Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a ...
Qual a especificidade do conhecimento lógico-matemático e como se dá a construção desse conhecimento?
O conhecimento lógico-matemático não é inerente ao objeto; ele é construído a partir das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo. Contudo, da mesma forma que o conhecimento físico, ele também é construído a partir das ações sobre os objetos.
Quais os processos envolvidos no conhecimento lógico matemático?
Os processos envolvidos nesta construção são: abstração reflexivante e equilibração (p. 25). Na visão de Piaget, conhecimento lógico-matemático consiste na coordenação das relações. Assim, como citado anteriormente, o mesmo reconhecia fontes internas e externas do conhecimento.
Quais os objetivos do pensamento lógico matemático?
Desenvolver o seu raciocínio lógico e estimular a sua curiosidade. Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos. Desenvolver e resolver situações-problemas, criando e elaborando técnicas de resolução válidas no encontro das soluções.
Quais os aspectos solidários para a construção do conhecimento matemático?
Os aspectos que são solidários para a construção do conhecimento matemático correspondem ao cognitivo, afetivo e sociomoral (livro-base, p. 02 do Prefácio).
Como funciona o pensamento lógico-matemático?
- Esse modelo de elaboração do pensamento lógico-matemático desperta nas crianças uma ação x reflexão, capaz de instruir o conhecimento sobre os diferentes estágios de inserção, onde as particularidades individuais sejam respeitadas e que todos caminhem no mesmo sentido rumo ao aprendizado. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual a origem do ensino da matemática?
- Segundo Piaget, a Matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos. Dessa forma, não podemos pensar o ensino da Matemática de acordo com o sistema tradicional de educação, caracterizado pela repetição e verbalização de conteúdos.
Quais são os conhecimentos das crianças?
- Conhecimento de Mundo : As crianças se interessam por uma enorme variedade de temas, tais como dinossauros, vulcões, tubarões, castelos e heróis. É importante que sempre se parta de assuntos que chamem a atenção das crianças, para trabalhar com conhecimentos das mais diversas áreas.
Por que a matemática deve ser utilizada como instrumento educacional?
- De acordo com o cientista educacional em questão, a Matemática deve ser utilizada como um instrumento capaz de promover a interpretação dos acontecimentos que estão ao nosso redor e pelo mundo, contribuindo na formação de pessoas com níveis de conscientização quanto aos princípios de cidadania.