adplus-dvertising

Como se dá o condicionamento respondente?

Índice

Como se dá o condicionamento respondente?

Como se dá o condicionamento respondente?

No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.

O que é condicionamento respondente na psicologia?

O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.

O que é comportamento operante e respondente?

No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.

Quais são os respondentes?

  • Os respondentes são eventos desencadeados por eventos que imediatamente o antecedem. O evento que provoca o respondente é denominado de estimulo eliciador. Por exemplo, a luz forte (estímulo eliciador) faz as pupilas se contraírem (comportamento respondente). Os respondentes são os movimentos musculares, as reações emocionais imediatas e outras ...

Quais são os comportamentos respondentes?

  • Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo anteriormente neutro. É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo). Todos os comportamentos respondentes apresentam as seguintes características:

Qual a relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados?

  • A relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados é conhecida como reflexo não-condicionado (como por exemplo a contração e dilatação da pupila na presença de diferentes intensidades de luz, ou ainda o reflexo patelar) - o que caracterizaria um comportamento respondente não-condicionado (ou incondicionado).

Postagens relacionadas: