Qual é o conceito kantiano de maioridade e como esse conceito pode Ajudá-lo no futuro?
Qual é o conceito kantiano de maioridade e como esse conceito pode Ajudá-lo no futuro?
Segundo Kant, maioridade é a saída do homem de sua 'menoridade auto-imposta'. Menoridade é a incapacidade de usar seu próprio entendimento sem qualquer guia ou tutor, e essa menoridade é auto-imposta se sua causa ocorre não por falta de entendimento, mas por indecisão e falta de coragem de usar seu próprio pensamento.
Qual o conceito de kantiano?
Kant diz serem a liberdade e a autonomia da vontade os princípios necessários à moralidade. Defende, também, que precisamente a moralidade deva ser entendida como prova da existência destes princípios, que se caracterizam por seu caráter apriorístico.
Qual a definição de maioridade?
- Em Kant temos uma definição de maioridade que inspira a pedagogia contemporânea. Kant define o esclarecimento como a saída do homem do estado de menoridade e é neste ponto que se observa o processo formativo educacional subjacente ao esclarecimento como maioridade.
Qual a definição clássica de maioridade intelectual?
- A definição clássica de maioridade intelectual‐moral, tal como a compreendemos hoje foi tratada somente por Kant no século XVIII2. Em Kant a maioridade assume uma definição negativa. A maioridade é definida pelo que não é propriamente, ou seja, pela menoridade.
Qual a época do filósofo Kant?
- Mesmo a época relatada por Kant é um período apenas de passagem. A época do filósofo não é, ainda, “esclarecida”, mas está em processo de “esclarecimento”. Tal processo é fruto do Iluminismo, tendência de pensamento esclarecido pela luz da razão, e não mais das trevas do Medieval.
Como nasceu o discurso sobre a maioridade?
- Na Grécia o discurso sobre a maioridade teve início com a sociedade democrática. O novo ambiente político fez necessária uma formação que considerasse o desenvolvimento intelectual dos sujeitos. Desta necessidade emergiram as primeiras teorias pedagógicas que iniciaram as discussões sobre a maioridade1.