Quem criou o conceito hipertexto?
Quem criou o conceito hipertexto?
Theodor Nelson Douglas Engelbart Hipertexto/Inventores
Onde surgiu o hipertexto?
A origem do termo hipertexto surgiu na década de 60, seu criador foi Theodor H. Nelson — filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Ele definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”.
Qual a origem do termo hipertexto?
- A origem do termo hipertexto surgiu na década de 60, seu criador foi Theodor H. Nelson — filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Ele definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”.
Qual a diferença entre hipertexto e hipertextualidade?
- Intertextualidade e Hipertextualidade. O hipertexto pode ser considerado uma forma de intertextualidade que, por sua vez, é um recurso linguístico que confere uma analogia entre no mínimo dois textos. Além dos hipertextos, outros tipos de intertextualidade são: paródia, paráfrase, epígrafe, alusão, pastiche, tradução e bricolagem.
Como funciona o hipertexto?
- Por meio do hipertexto o leitor torna-se ativo (ou até um coautor). Dessa maneira, ele escolhe as informações e a ordem que prefere ler, ver ou ouvir, criando assim, uma relação entre elas. Para muitos pesquisadores, o conceito de hipertexto veio contemplar a maneira como nosso cérebro pensa, ou seja, de maneira não-linear.
Qual a evolução do hipertexto?
- O hipertexto, como conhecemos hoje, comprova a evolução dos modos de escrita/leitura não linear e não hierarquizada, que permite ao leitor alterar rotas e selecionar de maneira quase instantânea aquilo que quer ler.