Para que serve o concreto projetado?
Índice
- Para que serve o concreto projetado?
- O que é um traço projetado?
- Onde surgiu o concreto projetado?
- Por que o concreto projetado por via úmida é mais confiável que o de via seca?
- Onde usar concreto projetado?
- Como é feito concreto projetado?
- Como e onde surgiu o concreto armado?
- Que tipo de aditivo é indispensável no concreto projetado?
- Quais as principais características do concreto projetado?
- Como definir o processo de projeção do concreto?
- Quais as formas de emprego do concreto projetado?
- Quais são os maiores desafios do concreto projetado?
Para que serve o concreto projetado?
O concreto projetado é amplamente utilizado na estabilização de encostas, reforço estrutural (lajes, vigas, pilares), paredes de contenção, construção de piscinas e reservatórios, barragens e paredes de concreto armado.
O que é um traço projetado?
Cimento, água, agregados e aditivos são especificados em função das necessidades do projeto e do método de projeção. ... Esse material possui características especiais que viabilizam sua aplicação diretamente sobre a superfície, dispensando a necessidade de formas.
Onde surgiu o concreto projetado?
A invenção do concreto projetado é atribuída a Carl Ethan Akeley, escultor e naturalista do Museu Americano de História Natural que revolucionou a taxidermia através do desenvolvimento de modernos dermoplásticos: o processo de montagem de modelos de animais anatomicamente convincentes por meio de tubos, arames, tecidos ...
Por que o concreto projetado por via úmida é mais confiável que o de via seca?
Por via úmida, a produção diária em uma obra varia de 24 a 30 metros cúbicos de concreto projetado, o que torna o processamento muito mais econômico. “A perda é muito maior, pois na hora de misturar água e cimento, o trabalho não ficará tão preciso como numa usineira.
Onde usar concreto projetado?
Onde utilizar o concreto projetado
- Construção de túneis;
- Estabilização de encostas;
- Reforço estrutural (lajes, vigas e pilares);
- Paredes de contenção;
- Construção de piscinas e reservatórios;
- Construção de barragens;
- Paredes de concreto armado.
Como é feito concreto projetado?
O concreto projetado não é um produto novo. Trata-se do mesmo concreto usado normalmente, à base de água, areia, cimento e brita. O que muda é a técnica de aplicação, que usa um mangote de alta pressão para lançar o produto com grande velocidade sobre a base.
Como e onde surgiu o concreto armado?
O primeiro fato registrado aponta para o ano 1756, quando John Smeaton fez concreto misturando agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse in Cornwall (Inglaterra) com o uso de cimento hidráulico. ... Foi Joseph Monier quem inventou o primeiro concreto armado em 1849.
Que tipo de aditivo é indispensável no concreto projetado?
O aditivo acelerador de pega E, de todos os tipos possíveis, um que ganha certo destaque na aplicação do concreto projetado é o acelerador de pega. A função dele é reduzir o tempo de início de pega do concreto — o que ajuda no endurecimento e na obtenção de resistência.
Quais as principais características do concreto projetado?
- Aplicação do concreto projetado, técnica utilizada na construção civil brasileira desde a década de 1960. Quais as principais características do concreto projetado?
Como definir o processo de projeção do concreto?
- Levando em conta os equipamentos disponíveis atualmente, é possível definir dois tipos básicos de processo de projeção: por via seca e por via úmida. O processo de aplicação do concreto por via seca consiste na mistura do cimento com agregados.
Quais as formas de emprego do concreto projetado?
- Existem duas maneiras de emprego do concreto projetado: por via seca ou por via úmida. No primeiro, é feita uma mistura a seco de cimento e agregados. No bico projetor existe uma entrada de água que é controlada pelo operador, o que o faz ser conduzido sob pressão até o bico onde recebe a água e os aditivos.
Quais são os maiores desafios do concreto projetado?
- Podemos destacar as seguintes situações como sendo os maiores desafios do concreto projetado: homogeneidade, índice de reflexão, desplacamento e aderência. A falta de homogeneidade do concreto projetado aparece devido ao próprio processo de projeção, a uma execução descuidada ou a uma falta de experiência da equipe.