adplus-dvertising

Qual a definição de um carbono quiral?

Índice

Qual a definição de um carbono quiral?

Qual a definição de um carbono quiral?

Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. ... Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.

Qual a identificação de um carbono quiral?

  • A identificação de um carbono quiral é o critério fundamental para dizer que uma molécula orgânica possui atividade óptica, ou seja, que é capaz de polarizar e desviar o plano da luz.

Qual a diferença entre carbono e carbono?

  • C = C: Se o carbono realiza uma ligação dupla com um carbono ou qualquer outro elemento, automaticamente, ele só pode apresentar outros dois ligantes diferentes. C ≡ C: se o carbono realiza uma ligação tripla com um carbono ou qualquer outro elemento, automaticamente, ele só pode apresentar três ligantes diferentes.

Por que o carbono é assimétrico?

  • É por isso que o carbono assimétrico também é chamado de carbono quiral, sendo que essa palavra origina-se de khéir que em grego significa mão. Um exemplo de molécula assimétrica é a talidomida, cuja estrutura é mostrada a seguir: O ponto localizado com um asterisco (*) corresponde a um carbono assimétrico, pois ele possui quatro ligações ...

Por que o carbono preto é assimétrico?

  • Na estrutura acima, somente o carbono em preto é assimétrico, todos os outros carbonos possuem pelo menos dois ligantes iguais, sendo átomos de hidrogênio. Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir , que significa mão .

Postagens relacionadas: