Qual a função do canal medular?

Qual a função do canal medular?
Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente. O Endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo. Contém poucos espaços em seus componentes rígidos.
Como é formado o canal medular?
Canal Vertebral Ele é formado pela junção das vértebras e serve para dar proteção à medula espinhal. Além do canal vertebral, a medula também é protegida pelas meninges, pelo liquor e pela barreira hemato-encefálica.
O que é a cavidade medular e qual a sua principal função?
A medula óssea é um tecido gelatinosos encontrado no interior dos ossos, sendo essa estrutura responsável pela produção dos componentes figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Qual estrutura se aloja no canal vertebral?
A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
Qual a estrutura da medula espinal?
- A medula espinal é coberta por três meninges: pia-máter, aracnóide e dura-máter. Há cinco regiões no total formando a seguinte estrutura: cervical, torácica, lombar, sagrada e coccígea.
Como funciona a medula espinhal?
- Externamente, a medula espinhal contém uma fissura mediana anterior, juntamente com dois sulcos ântero-laterais em seu lado ventral e um correspondente sulco mediano posterior e sulcos póstero-laterais em seu lado dorsal. Raízes anteriores e posteriores saem e entram, respectivamente, na medula espinhal através desses sulcos.
Quais são as raízes posteriores da medula?
- As raízes posteriores entram na medula espinal através dos sulcos posterolaterais na face dorsal. Os gânglios espinais, que contém o pericário (corpos celulares) de cada neurônio (neurónio) sensitivo estão localizados dentro das raízes posteriores.