Qual a função do ducto torácico?
Índice
- Qual a função do ducto torácico?
- O que constitui o ducto torácico?
- Onde o ducto torácico drena a linfa?
- O que é ângulo venoso?
- Onde termina o ducto torácico?
- Como é formado o ducto Linfatico direito?
- Quais os sintomas do desfiladeiro torácico?
- Qual o corpo de uma vértebra torácica?
- Por que a vértebra torácica não tem facetas inferiores?
- Qual o exame complementar para a síndrome do desfiladeiro torácico?

Qual a função do ducto torácico?
Função: o ducto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, já o ducto linfático é responsável por drenar a linfa de todo o membro superior direito e do lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax para a corrente sanguínea.
O que constitui o ducto torácico?
Ducto torácico é um grande canal linfático que se estende do abdome até o pescoço. É o maior ducto linfático do corpo e é responsável por coletar maior parte da linfa. As únicas regiões cuja linfa não é drenada pelo canal são o lado direito da cabeça e pescoço, membro superior direito e lado direito do tórax.
Onde o ducto torácico drena a linfa?
Os vasos linfáticos desembocam no chamado ducto torácico, que vai do abdômen ao pescoço. É no final desse tubo que a linfa, já filtrada, volta ao sangue, precisamente no momento em que o ducto se conecta a duas veias, a subclávia e a jugular. E aí a história recomeça. MedicinaVocê sabe o que são linfomas?
O que é ângulo venoso?
O ducto linfático direito conecta os vasos linfáticos do braço direito e o lado direito da cabeça, pescoço e tórax, com o ângulo venoso direito (junção entre a subclávia direita e a jugular interna direita).
Onde termina o ducto torácico?
O ducto torácico e o ducto linfático direito desembocam na junção da veia jugular interna esquerda com a veia subclávia esquerda, e na junção da veia subclávia direita com a veia jugular direita interna, respectivamente.
Como é formado o ducto Linfatico direito?
Ducto Linfático Direito Esse ducto corre ao longo da borda medial do músculo escaleno anterior na base do pescoço e termina na junção da veia subclávia direita com a veia jugular interna direita. Seu orifício é guarnecido por duas válvulas semilunares, que evitam a passagem de sangue venoso para o ducto.
Quais os sintomas do desfiladeiro torácico?
- Os sintomas do desfiladeiro torácico dependem da estrutura que está sendo comprimida. Existem três tipos principais de sintomas : (1) neurogênico, (2) venoso e (3) arterial. O tipo neurogênico é o mais comum e apresenta dor, fraqueza e, ocasionalmente, perda de sensibilidade na base do polegar.
Qual o corpo de uma vértebra torácica?
- O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas.
Por que a vértebra torácica não tem facetas inferiores?
- Nona vértebra torácica (T9): A vértebra T9 pode não possuir hemi-facetas inferiores, mas algumas pessoas possuem duas hemi-facetas de cada lado, o que consequentemente significa que T10 não terá facetas inferiores. O processo xifoide do esterno encontra-se ao mesmo nível que T9 no plano axial. O nervo espinhal torácico 9 passa sob T9.
Qual o exame complementar para a síndrome do desfiladeiro torácico?
- A eletromiografia também faz parte da lista de exames complementares na suspeita de síndrome do desfiladeiro torácico. O teste mede a função motora, a velocidade de condução nervosa do nervo ulnar e pode verificar estímulos lentos em um segmento nervoso. Geralmente não são necessários tantos exames.