adplus-dvertising

Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial?

Índice

Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial?

Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Como calcular o passivo ativo?

Para o cálculo do ativo, soma-se os valores do passivo e do patrimônio líquido, que correspondem a todas as obrigações contraídas, para a construção do patrimônio e dos bens da companhia. Quando há essa correspondência, significa que a situação encontra-se favorável e equilibrada.

Como se calcula o ativo e o passivo de um balanço patrimonial?

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

Quais são as contas dos ativos e dos passivos?

  • As contas dos ativos e passivos ainda são divididas em dois grupos diferentes, que dividem-se entre circulantes e não circulantes. Os ativos circulantes são as disponibilidades da empresa a curto prazo e que criam um fluxo nas atividades da empresa, realizadas no período contabilístico de menos de um ano.

Como os ativos fazem parte da contabilidade de uma empresa?

  • Os ativos e passivos fazem parte da contabilidade de uma empresa e são registrados no balanço ... Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e ...

Qual é a diferença entre ativo e passivo?

  • Qual é a diferença entre ativo e passivo? Mas para entender melhor o que é passivo de uma empresa, é fundamental falarmos também um pouco sobre o seu ativo. Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos.

Quais são os ativos e os passivos de uma empresa?

  • Os Ativos e Passivos são números fundamentais para a contabilidade de uma empresa, além de também serem úteis no gerenciamento da organização. Isso porque refletem a sua situação patrimonial e ajudam nas análises financeiras atuais e futuras.

Postagens relacionadas: