adplus-dvertising

Que tipo de arte foi o barroco no Brasil?

Índice

Que tipo de arte foi o barroco no Brasil?

Que tipo de arte foi o barroco no Brasil?

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

Quais são as características do Arcadismo brasileiro?

Dentre as principais características do Arcadismo no Brasil estão o apego aos valores da terra, expressos por meio de poesias simples e bucólicas; a valorização do índio como “bom selvagem”; e a sátira política que abordava a exploração portuguesa e a corrupção dos governos coloniais.

Qual foi a região que o barroco adquiriu características realmente brasileiras?

Possíveis respostas: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Salvador.

Quais são os principais autores do Barroco brasileiro?

  • António Vieira, os principais autores do Barroco brasileiro: culto ao contraste, fusionismo, pessimismo, feísmo, cultismo, conceptismo, além do uso de antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato e sinestesia. Leia também: Arcadismo – movimento literário posterior ao Barroco Contexto histórico do Barroco

Qual a origem do Barroco na Europa?

  • Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita. Na Europa, o barroco surgiu no final do século XVI e perdurou até o século XVIII.

Quanto durou o Barroco no Brasil?

  • O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 16 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.

Qual a influência do estilo barroco na arte?

  • O estilo barroco influenciou as várias faces da arte, como a música, a literatura, a arquitetura, as artes plásticas, etc. No entanto, entre os campos em que teve maior representação, assim como na arquitetura, destaca-se a pintura e a literatura.

Postagens relacionadas: