Como se forma ateroma?

Como se forma ateroma?
A formação da placa de ateroma inicia-se com a agressão ao endotélio vascular (revestimento interno dos vasos) devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas (gorduras) aterogênicas (como o LDL- colesterol ou "colesterol ruim"), hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo.
Como ocorre a formação de ateromas?
- Além disso, a resposta inflamatória também pode ser induzida pelo estresse oxidativo, especialmente pela oxidação do LDL, processo denominado de peroxidação lipídica ou lipoperoxidação. A formação de ateromas resulta, consequentemente, em uma lesão endotelial.
Quais são os estágios do ateroma?
- O ateroma ou placa de ateroma, apresenta vários estágios em sua evolução. O ateroma é composto de duas partes principais: o núcleo de gordura e a capa fibrosa (esta última reveste o núcleo de gordura).O ateroma é um achado típico da aterosclerose ou arteriosclerose.
Qual a origem do termo ateromatose?
- O termo se origina das palavras gregas athero, que significa pasta, e esclerose, que significa dureza. Já a ateromatose ou aterosclerose é um subgrupo da arteriosclerose, uma doença que atinge artérias médias e grandes, como a aorta, em decorrência do acúmulo de placas ou coágulos.
Como é diagnosticada a ateromatose?
- Como é diagnosticada? O médico responsável por acompanhar o caso – preferencialmente um cardiologista – pode diagnosticar um quadro de ateromatose aórtica de diversas maneiras. Com um ultrassom Doppler, por exemplo, as ondas sonoras de alta frequência exibem as artérias do paciente.